O Desafio

Criar uma plataforma para substituir o processo atual manual e fragmentado, que lhes permitisse ter uma maior gestão dos espaços de treino e salas de apoio aos mesmos, bem como permitir controlar a limitação de número de atletas que frequentam simultaneamente cada uma das salas, fruto das restrições impostas pela Covid-19.

Este controlo teve ainda uma maior necessidade por parte da FPA devido à pandemia que a todos nos afetou, tendo-lhes provocado além da limitação do número de atletas que poderiam estar presentes em cada espaço, ainda tinham o período de desinfeção após cada atividade.

Esta plataforma teria de permitir a serem os atletas ou respetivos treinadores a fazer as suas próprias marcações, respeitando as prioridades dos níveis dos atletas em que estes estão inseridos. Além disso, permitir a privacidade dos treinos de cada um.

Aplicar ainda sanções automáticas caso falta aos treinos agendados, podendo estas serem justificadas e sujeitas a uma avaliação posterior.

Análise e Levantamento de Requisitos

Após o levantamento de todos os requisitos necessários para a plataforma, passámos à análise, e mapeamento de todo o processo para podemos propor uma solução à FPA que lhes resolvesse os problemas.

Nesta análise ainda conseguimos identificar problemas não identificados inicialmente pela FPA, como o controlo de entradas nos espaços.

Agendas

  • Atletas:
    Foi criado para os atletas uma agenda de todas as suas marcações, permitindo assim um melhor planeamento do seu dia.

    • Uma área dedicada e adaptada para marcações tanto em computador como em dispositivos móveis.
    • Onde indica quais os horários ainda disponíveis para criar a marcação.
    • E com as restrições de máximo de eventos por horário, dia e semana.
    • Com níveis de prioridade de marcação por categoria de atleta.
    • Envio de notificações dos treinos agendados aos treinadores.

  • Treinadores:
    Foi criada uma agenda para os treinadores de todas as suas marcações dos seus atletas, permitindo assim um melhor planeamento do seu dia.

    • Ainda a posibilidade de gerir treinos e consultas dos seus atletas.
    • Envio automático de notificações de novos treinos agendados aos ateltas.
    • E com as restrições de máximo de eventos por horário, dia e semana.
    • Com níveis de prioridade de marcação por categoria de atleta.
    • Envio de notificações dos treinos agendados aos treinadores.

  • Profissionais:
    Foi criada uma agenda para os treinadores de todas as suas marcações dos seus atletas, permitindo assim um melhor planeamento do seu dia.

    • Foi criado para os profissionais uma agenda de todas as suas marcações das suas salas. Permitindo assim um melhor planeamento do seu dia.
    • Permitir activar a necessiadade de validação das marcações dos atletas nas salas que administram.
    • Criar anotações para cada marcação, permitindo assim um melhor acompanhamento dos atletas.
    • Envio automatico de notificações de novos eventos agendados aos ateltas.

Seguranças / Controlo de Entradas

Foi criado um calendário para os seguranças poderem fazer o controlo de entradas dos atletas nos espaços de acesso restrito, validando a presença dos atletas para um controlo de assiduidade.

Gestão e Administração

Capacidade de gestão de atletas, profissionais e marcações.

Gestão de assiduidade, e cancelamento de penalizações automáticas atribuídas aos atletas por não comparecerem aos treinos agendados.

Histórico de Treinos dos Atletas

Vista geral de todas as marcações diárias. Acesso a uma área de gestão de equipamentos, com informação sobre a quem estes estão atribuidos.

Solução & Resultado

Com o sistema a trabalhar conseguiu-se:

  • Reduzir em 20 horas o trabalho burocrático.

  • Ter um controlo mais rigoroso das entradas dos atletas.

  • Mais tempo para acompanhar os treinos dos atletas.

  • Maior assiduidade dos atletas.

  • Uma melhor análise da evolução dos treinos, permitindo adaptar os mesmos à necessidades atuais dos atletas.

A ideia na criação de uma plataforma de gestão de acessos ao Centro de Alto Rendimento do Jamor era urgente, pois o gasto de tempo na elaboração de mapas de acesso para as mais diferentes áreas era demasiado.

Assim, a FPA encontrou na WayAcross a resposta que precisava para o desenvolvimento constante de uma plataforma que nos encheu as medidas, sendo que preparamos uma terceira atualização, tal é o ganho de tempo útil diário alcançado.

De salientar o excelente profissionalismo, rapidez e assertividade na resolução de problemas e/ou pequenas correções quando solicitamos, algo fundamental para a continuidade do processo desenvolvido.

Rui Silva
Gerente / PT

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